top of page

Roupas de meninos? - parte 1

Já perdi as contas de quantas vezes ouvi estas frases: "é muito mais fácil comprar roupas para meninas do que para meninos!", "ai, roupa de menina tem que ser rosa, com lacinhos e babadinhos...", "como é difícil achar uma roupa bacana para o meu filho/sobrinho/filho de amiga/neto!!!", e por aí vai. 

Surfei um pouquinho pelas águas do Google e é fato: se quase ninguém fala sobre moda para meninas pequenas, menos ainda leio sobre outfits interessantes, modernos e cheios de estilo para os meninos. Indesculpável!

Além disso, a profusão de clichês e pré-conceitos no que diz respeito a roupas "adequadas" para meninas me incomoda. E muito.

Por essa razão, resolvi juntar algumas ideias em dois posts, que consigam definir um pouco a minha posição sobre um assunto tão delicado e pouco explorado.



Hoje, debruço-me sobre o dilema das mães de meninos. Como fugir do lugar-comum de roupas de personagens, temas náuticos ou peças lisas-listradas?

Confesso que o trabalho é dureza. No entanto, em todas as lojas infantis unissex que frequento, invariavelmente "fuço" as prateleiras e cabides de meninos, já que nem todas as peças do guarda-roupa da Peeps foram fabricadas pensando em pequenas princesas... Não sou mãe de menino (por enquanto...), mas tenho algumas opiniões a respeito de como vesti-los para todas as ocasiões.



Não é porque seu filho é menino que precisa ser desleixado. Já ouvi muitas vezes que vestir menino é fácil, é só colocar uma blusa e um bermudão... Oi?!!!

O garimpo pelas lojas pode ser mais trabalhoso do que quando se trata de meninas, mas há opções tão bacanas no mercado que não dá pra concordar com isso. Bermudas e calças estilosas, com estampas, adereços, texturas combinam bem com camisas de botão lisas. Assim como mencionei para as meninas, o jeans é um aliado e tanto, podendo ser combinado com camisetas estampadas, listradas, xadrez... Coletes, jaquetas podem complementar uma produção, e os bonés e sapatos são os acessórios que poderão dar bossa ao visual.



* Fantasia não é coisa só de menina! Os temas de super-heróis, animais e, às vezes, personagens, podem dar um ar muito divertido para as produções do dia-a-dia. 

Tenho um aluno de seis anos que vai à escola com camisetas super estilosas de bandas de rock. Outros, mais frequentemente, têm uma coleção de camisas de vários times de futebol. Não penso que devam ser o "must have" do guarda-roupa, mas opções divertidas e práticas para passeios em parques, para ir à escola e lugares nos quais o "se sujar" seja uma probabilidade (mais do que uma possibilidade...).



* Vale investir numa paleta de cores variada e ousada. Adeus ao azul e verde! Inclua amarelo, laranja, vermelho, rosé (por que não?), creme, roxo... Os meninos também têm o direito de serem coloridos! 

Para mim, essa história de "cor de menino" e "cor de menina" é tão démodé quanto esplendores na cabeça em dia de corrida no jockey club!!!



Fuce brechós e sites online de roupas importadas. Infelizmente, algumas marcas famosas, como Levi's, Polo Ralph Lauren e Tommy Hilfiger não têm linhas infantis consistentes no Brasil - e a diferença de preços beira a piada de mau gosto. Vejo muitas opções lindíssimas dessas marcas em brechós, e comprei algumas diretamente na Macy's de San Francisco. Mas há muitos sites confiáveis que revendem preciosidades por preços, às vezes, menos salgados do que as boutiques tradicionais de shopping.



* Visitas periódicas a lojas de departamento guardam boas surpresas. Sim, à primeira vista, a impressão é péssima - haja Ben 10 e Homem Aranha nessa vida!!! Mas um bom garimpo vale ouro. Já adquiri peças para presentes na Zara, Lojas Renner, C&A e afins que eram verdadeiras preciosidades! Perseverança, paciéncia e olho vivo. É só o que é preciso.

 



Compartilho, na galeria abaixo, algumas peças de marca que respeito, pela qualidade e compromisso com as crianças de ambos os sexos. E, no próximo post, o dilema da abolição do rosa-glitter-princesa para as meninas. Não perca!



por Clau Nicolau - 5 de abril de 2013



bottom of page